segunda-feira

Nataleluia 2010

“De volta para casa” é o título do Nataleluia 2010, evento que apresentará orquestra, efeitos especiais, teatro de sombras, bailarinos e coral.

A história de uma menina que alcança tudo o que sempre desejou: sucesso, fama e atenção. Mas algo sempre permaneceu vazio dentro dela. Venha assistir ao espetáculo "De Volta para Casa" e descubra quem é Violeta Caron e o que acontece em sua vida quando deixa Deus assumir o controle!

Cerca de 500 voluntários curitibanos: músicos, atores, cantores, roteiristas, cenógrafos, bailarinos, publicitários e muitos outros profissionais ensaiam durante o ano para celebrar em Curitiba o verdadeiro sentido do natal.

Um público de mais de 45 mil pessoas assiste e emociona-se com a apresentação que já acontece há 10 anos e reúne vídeo, teatro, dança, Internet, coral e orquestra num musical que encanta a todas as idades.

A logística do evento é patrocinado por empresas idôneas que acreditam na proposta do Nataleluia e ajudam na sua viabilização. Os voluntários começam a ensaiar em agosto e completam a festa com grande alegria e entusiasmo, dando assim testemunho para a cidade sobre Jesus e o que ele significa para suas vidas.


Para assistir ao Nataleluia 2010, você deve trocar 1kg ou mais de alimentos não perecíveis por seu ingresso. Toda a arrecadação será destinada pela ABASC à ações sociais.

Serão 5 apresentações nos dias 20, 21, 22, 23 e 25, sempre às 20h, sempre na PIB Curitiba. As apresentações são semelhantes.
As trocas pelos ingressos são feitas no horário comercial, na livraria da PIB Curitiba. Na Rua Bento Viana 1200, Batel, Curitiba, PR, ou nos dias do Espetáculo, cerca de 90min antes da apresentação, na entrada da PIB.

Atenção: Cada dia de espetáculo possui um ingresso próprio. Por exemplo, caso possua o ingresso do dia 20, não poderá usá-lo para os espetáculos dos outros dias.

Para saber mais sobre o Nataleluia 2010, acesse: www.nataleluia.com.br


Fonte: Primeira Igreja Batista de Curitiba
Edição:
Nelsinho Guerra


11 comentários:

Oziel disse...

É uma pena que até mesmo as igrejas estão abandonando Jesus em pleno Natal. Começa pelo nome fictício que inventam: Nataleluia e outros titulos que em nada lembram o nascimento de Jesus. Os shoppings já abandonaram os presépios à muito tempo, no máximo um pequeno presépio num canto, sem destaque, agora chegou a vez das igrejas esconderem Jesus, talvez porquê achem que o nome de Jesus não atrai mais ninguém para a igreja. Não dá para tolerar esse tipo de atitude. O convite para o "Nataleluia" esconde nome de igreja, fala de espetáculo quando a igreja deveria realizar Cultos, não fala do nascimento de Jesus em plena época de Natal. Porquê? Vergonha de ser Cristão ou tentativa de enganar as pessoas para atraí-las para uma armadilha? Fico feliz de saber que ainda existem igrejas verdadeiras que fazem questão de convidar as pessoas para celebrar o nascimento de Jesus, com louvor e adoração ao invés de espetáculos e sem cobrar nada, mesmo quem tá sem alimento em casa pode participar dos Cultos nas verdadeiras igrejas. A que ponto chegou a PIB de Curitiba... Vergonhoso.

Albert disse...

Prezado Oziel, creio que vc não entendeu o propósito do projeto. Veja um pouco mais do que está nos bastidores do Nataleluia através deste texto que será distribuido para os participantes. É um resumo de 3 sonhos e objetivos para todos os envolvidos.

1. Ser Servo - que todo o lado artístico do Nataleluia fosse deixado de lado, e um sentimento mais profundo do que já tem sido, de ser servo, esteja presente nos nossos ensaios, preparações e apresentações. Jesus disse sobre si: "eu não vim para ser servido, mas para servir". Que este sentimento do nosso principal referencial, Jesus, seja natural e verdadeiramente integrado as nossas ações. Vocês tem demonstrado esta ação de servir, mas vamos continuar investindo nisto, para não perdemos o foco. Somos servos.

2. Ide fazei discipulos - Levar uma pessoa a Jesus, discipular e batizar. Ah!, queridos, como isto tem sido ardente em meu coração. Quando passamos a exercer os talentos e dons que Deus nos deu como uma ferramenta, para levar e demonstrar o amor de Jesus, não queremos mais voltar atras. O Ide e fazei discipulos não é algo para alguns, mas para todos nós. Quando chegar o momento de me apresentar ao Senhor, não serei avaliado por quantos "Nataleluias", "Louvações", "programas de culto", "ensaios", "apresentações", que eu coordenei, por mais que isto faça parte do exercício de confiança no Reino e na Igreja. Mas prestarei contas das vidas que Deus colocou sobre minha responsabilidade. Você está disposto a sonhar e praticar o IDE, neste Nataleluia?. O Ministério de Células e Educação Cristã, estarão nos ajudando com ferramentas para isto.

3. Cura, restauração, renovação, e um nível maior de comprometimento com Deus. Este sonho desejo ver acontecendo em nossos ensaios e apresentações, mas não é apenas com os convidados, e sim com a gente. Você crê que, nos ensaios, Deus pode se fazer presente, a tal ponto que cura, restauração, renovação, aconteça em nosso meio? eu Creio e estou desejoso disto. Gostaria de ver um orando pelo outro, se tivermos que parar o ensaio para orarmos por alguém que esta desanimado, doente ou outra situação, pararmos com a maior naturalidade, para experimentarmos o sobrenatural de Deus em nosso meio. Estou animado para ouvir os testemunhos destes milagres acontecendo.

Com certeza podemos dizer que não há vergonha neste projeto que acontece há 15 anos...ainda mais pelas pessoas que conheceram a Jesus ou entraram pela primeira vez numa igreja por causa do evento.

Em Cristo

Albert Martins
Min. Comunicação
Primeira Igreja Batista de Curitiba

André Ricardo disse...

Ao contrário do comentário do amigo Oziel publicado em 23 de Novembro eu enxergo exatamente de forma oposta a ele.

Dou graças a Deus por existirem programas especiais como o Nataleluia em igrejas que pregam verdadeiramente e somente JESUS CRISTO.

Ao apresentar um mega-evento multimedia como o Nataleluia temos a oportunidade de apresentar a mensagem do Natal a pessoas que muito provavelmente não entrariam em uma Igreja. Ao apresentar a mudança de vida que o Verdadeiro Natal faz na vida da personagem Violeta Caron a produção do Nataleluia está mostrando que esta mudança pode acontecer na vida de todos que encontram com Jesus.

Só completando, o Verdadeiro Natal é quando Jesus nasce em nossas vidas, portanto, não existe absolutamente nada de errado em usar a palavra NATAL. Completando o nome do programa especial da PIB de Curitiba temos a palavra ALELUIA que é a glorificação a Deus. Ora, NatAleluia portanto é a glorifficação a Deus por Jesus ter nascido em nossas vidas.

Finalizando, a troca do alimento não perecivel por um ingresso é para a assistência social que também é uma missão da Igreja de Cristo. Convenhamos, deixemos de sermos hipócritas, você realmente acha que alguém que passa fome estaria presente num culto numa segunda feira a noite no Batel-Curitiba?

Irmãos! Vamos pensar um pouco antes de criticar... Vergonhoso é alguém achar que ser cristão é ficar com musicas meia-boca, com instrumentos de segunda, com cantores desafinados e com um retro-projetor porque qualquer coisa serve para louvar a Deus.

Brother On´Wheels disse...

O Nataleluia é uma Bênção na minha vida! Sou novo convertido e vou ver junto com minha família. Tenho certeza que a semente do evangelho vai cair em terra fértil e dar muitos frutos. Com a graça de Deus! Tenho certeza que esse é o plano de Deus através do Nataleluia! Quem não entende isso, critica o evento. Deus os Abençoe Grandemente!
Um Fim de Ano cheio de Vitórias pra Vocês!
Amém?

Abraço!
Fiquem na Paz...

Bruna disse...

Onde está Jesus em tudo isso?! Te respondo: em tudo!
Quantas vezes Jesus falou por parábolas? A história de Violeta Caron é inspirada numa parábola. E para quem já assistiu a peça, apresentada pelos jovens da PIB em agosto, sabe que Jesus é TOTALMENTE perceptível durante todo o espetáculo. Completando com a palavra do pastor antes do último ato. Não é uma armadilha.
E mais uma vez, digo que me cansa essa mentalidade de que porque é para Deus, não se pode fazer nada "grandioso". Onde está a excelência? Se Deus dá a igreja a oportunidade de fazer uma coisa super legal, com toda essa estrutura, por que não fazer?
Leia novamente o texto dos bastidores e deixe Deus falar com você sobre isso. Se for de Curitiba, te convido a assistir ao Nataleluia, tenho certeza que você vai sair de lá muito diferente do que entrou.
OBS: Se você tem condições de dar um quilo de alimento para entrada, legal, mas se você não tem, ninguém vai lhe impedir de assistir ao Nataleluia. Nunca vi, em qualquer evento na PIB, pessoas serem barradas por não terem condições de dar alimento ou pagar ingresso (como na Noite do Chocolate).

Oziel disse...

Albert
Internamente fala-se muito de Jesus mas porquê não falar claramente para todos? Medo que as pessoas não venham na igreja? Qual a fé que vocês tem, uma fé que o tipo de programa é que irá atrair as pessoas ou que o Espírito Santo irá atuar através de nós? Porquê muitos acreditam que muitas pessoas só vão à igreja com esse tipo de programação, como foi citado em uma das mensagens. Quem está sedento de Deus irá em qualquer programação, culto ou adoração. Deixem de achar que são suas ações, com base em teorias de psicologia, que tocam o coração das pessoas. E os cultos em outras igrejas, sem luzes, sem cenários, sem historinhas, mostrando só o nascimento de Jesus estão em desacordo com a Palavra de Deus? Eles estão agindo errado? Vocês não colocam que é o Natal de Jesus, não colocam o nome de Jesus achando que o nome dEle vai espantar as pessoas da igreja, e isso não é verdade. Porquê ter vergonha ou medo de colocar o nome de Jesus em destaque? Porquê não falar claramente sobre o nascimento de Jesus, esse grande milagre e todo o ensinamento que nos dá? Se querem fazer algo evangelístico podem fazer em outros momentos, vamos ter coragem de mostrar que, pelo menos nessa época, podemos falar abertamente do nascimento de Jesus, com Jesus como protagonista e não uma historinha com Jesus apenas apresentado no final.
Natal e Aleluia tem significados quando separados, junto são apenas uma palavra para identificar um evento. Nataleleuia foi criado como estratégia de marketing apenas. É uma marca, ao contrário de falarmos de Natal de Jesus. Somente a palavra Natal já vem sido usada comercialmente à muito tempo, mas Natal de Jesus não deixa dúvida da intenção. Porquê temer usar o nome de Jesus? Porquê abandonar a história do nascimento de Jesus? Violeta Caron pode ficar prá janeiro ou outro mês do ano.

Muitos estão indo nas igrejas levados não pelo verdadeiro Amor de Deus, mas vão apenas pelas programações. Perguntem a muitos que frequentam a PIB o seguinte: se acabarem todos os espetáculos da PIB você continuaria frequentando a igreja? Já fiz essa pergunta a muitos e deixaram claro que sem espetáculos muitos mudariam de igreja. A quem estão adorando? Ide e pregai, não diz que deveríamos atrair as pessoas para a igreja para pregar. Ide é fora da igreja. Pregar fora e a igreja é onde se reunem os irmãos em Cristo. Ou está escrito: traga os incrédulos para a igreja usando espetáculos e depois fale de Cristo para eles? É ide ou traga? A igreja pode ser usada para evangelismo, mas sem enganação. Diga que está convidando para a igreja, vão se surpreender com quantas pessoas que a princípio podem não aceitar, mas poderãoa ceitar depois só pela sua sinceridade.
Falta coragem de falar de Jesus abertamente achando que muitos não irão à igreja. Repito, se querem fazer evangelismo podem fazer, mas esse é o momento ideal de mostrar que temos coragem de falar de Jesus abertamente e não atraindo as pessoas com um espetáculo disfarçado de culto, ou um culto disfarçado de espetáculo. Vamos ser sinceros, vamos deixar de ser hipócritas, vamos falar do que somos: CRISTÃOS. Sem medo, sem hipocrisia, sem enganação.
Se alguém que passa fome, ou não, talvez apenas não tenha alimento disponível para trocar, se trocar passará fome e ele chegar na igreja do Batel (ficou claro o preconceito colocando a PIB como igreja de rico em local nobre) e essa pessoa quiser participar de algo que chamam de culto, pelo menos defendem como se fosse um culto, irão impedir a pessoa de entrar ou ele terá que se humilhar para poder entrar e louvar a Deus? Mesmo pessoas que moram no Batel, podem estar passando dificuldades. Ou é só pobre com roupas esfarrapadas que pode passar fome? Onde está a hipocrisia? Impedir alguém de entrar numa igreja só porquê não é digno daquele lugar ou por não ter um ingresso é algo que Cristo ensinou?
Parem de ter vergonha de falar de Jesus abertamente, temos liberdade para isso, vamos aproveitar enquanto ainda é possível.

Anônimo disse...

Quando mais vc escrever, mais bobagens vai dizer.
Fica quieto Oziel.

Anônimo disse...

Oziel..acho que vc ta falando demais..
coisas que vc nem tem conhecimento na real e colocando palavras em lideres e membros da PIB das quais nem foram mencionadas..agora eu te pergunto..que tipo de cristao vc é? Se acha que tudo ta errado querido..ora e nao fique fazendo contenda! Deus te abençoe!!

Oziel disse...

Anônimo. Porquê fica anônimo?
Você disse: se acha que tudo tá errado: ora. Conselho que nem você segue. Se acha que estou errado: ora. Desculpe mas se o apóstolo Paulo seguisse seu conselho a Bíblia seria bem menor. É estranha essa postura do "cala a boca e ora", não sei onde está isso na Bíblia. Jesus não fez isso, os apóstolos não fizeram isso, os pastores não fazem isso, a Bíblia fala que devemos sim falar. Quanto à contenda: fazer algo que contraria a Biblia também pode gerar contenda. Conversar sobre um assunto pode ser considerado contenda por alguns e por outros não. Talvez quem não tenha conhecimento na real seja você pois sei do que estou falando e não se trata exclusivamente de um espetáculo, mas muito mais que isso, uma postura de não se assumir como Cristão com medo que as pessoas não venham prá igreja, entre outras coisas mais.
Nataleluia já passou e foi encerrada a primeira apresentação com um sonoro "Feliz nataleluia". Nem tiveram a decência de desejar Feliz Natal prá todos. Depois acham que só orar adianta...
Bruna. Uma grande lição deixada pelo espetáculo é que a Violeta estava longe de Deus procurando fama e sucesso com holofotes, roupas chiques, frases de efeito, etc. mas depois que "voltou para casa" tudo ficou mais simples, desde a roupa até o cenário. Jesus nasceu numa manjedoura, de forma simples em lugar simples, talvez Deus pensou que as igrejas economizariam muito quando representassem o nascimento, seria mais fácil, mostrando realmente humildade, simplicidade, onde a história e tudo que nela está envlvido teria importância maior, mas parece que complicar é melhor. Durante o espetáculo Jesus ficou como coadjuvante. Se Jesus é tão falado lá dentro então porquê não citar Ele no convite? Tem um motivo. Seria vergonha? Medo de afastar as pessoas? Pense bem nisso.
Veremos se em 2011 terão coragem de colocar nos convites de forma clara o que acontece lá dentro, quem nós adoramos, sobre o que será falado. Vamos mostrar o nascimento de Jesus de forma clara, tudo que representa, todo o seu significado, tem muita gente que ainda não sabe pois perdem tempo com outras coisas.

Unknown disse...

Prezado Oziel,

Me desculpe, mas a maneira com que você análisa o naleluia é bastante equivocada, ora, se conforme Números 22:28 Deus usou até uma jumenta para falar com Balaão por que não uma apresentação de natal? Independente do título, o foco é Jesus. Independente de quem Ele use e da maneira que use, é pra glória de Deus.

Agora, peço a você que reflita no texto de Mateus 15, onde mostra que Jesus também foi muito criticado pelos fariseus por não ter os mesmo costumes que eles, mas nem por isso deixou de fazer a vontade de Deus.

Quando você diz: "Fico feliz de saber que ainda existem igrejas verdadeiras que fazem questão de convidar as pessoas para celebrar o nascimento de Jesus" de que igreja está falando? Quem é você pra determinar qual igreja é verdadeira ou não? Onde está escrito na bíblia o nome de alguma igreja?

É muito fácil julgar os outros, mas você não conhece nem mesmo o seu coração, quem dirá de outras pessoas. Além do que a bíblia é clara, Mateus 7:1 "Não julgueis, para que não sejais julgados."

Minha irmã se converteu após participar de uma programação da igreja, agora se ela vai permancer na PIB por isso ou não é um problema dela com Deus, a salvação é individual. A minha parte que foi apresentar Jesus pra ela foi feita.
É como em Mateus 13, na parábola do semeador.

Outra coisa, em Marcos 16:15 onde diz "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" e é isso que a PIB vem fazendo(claro que nem todos os membros fazem isso, mas a bíblia é clara quanto ao joio no meio do trigo), as pessoas estão sendo alcançadas e não por causa de uma programação, mais por Deus usar pessoas que trabalham nestas para proclamar o nome de Jesus.

Agora te pergunto: você, Oziel, tem feito para obra?

Que Deus tenha misericórdia da sua vida, eu orarei por você.

Obs.:Por favor, leia e reflita quanto aos textos bíblicos que te indiquei.

Que Deus te abençoe.

Viviane

Oziel disse...

Viviane

Muito cuidado, está surgindo uma filosofia que tudo foi feito por Deus, tudo é de Deus, tudo é para Deus então tudo que fazemos é prá Glória de Deus, independente de que forma for feito. Essa filosofia tem sido usada para justificar coisas absurdas. Logo teremos Pole Dance nessas programações. Tentam dizer que "os meios justificam os fins". Com base no que essas programações são feitas? Em Mateus 15 (que você citou) diz: E assim, vós, por causa de vossa tradição, mudastes o mandamento de Deus" (Mt. XV, 6). E ainda: "É em vão que me honram, ensinando doutrinas e mandamentos dos homens." (Mt.XV,9). Paulo escreveu aos Colossenses: "Vede que ninguém vos engane por meio da filosofia inútil e enganadora, segundo a tradição dos homens" (Col., II,8). Muitas coisas que acontecem nas igrejas são realmente da Bíblia ou são vãs filosofias baseadas em estudos dos comportamentos humanos e mandamentos dos homens? Procure conhecer um pouco mais sobre os fariseus e saberá do que Jesus falava.

Uma igreja que se esconde atrás de um espetáculo, que esconde o nome de Jesus atrás de um outro nome é verdadeira? Sim, pode ser. Posso ter exagerado nessa parte, mas perfeita ela não é. Cuidado para não endeusar seu pastor e acabar como alguns fariseus que Jesus citou.

"Não julgueis para que não sejais julgados". Essa á a frase mais usada pelas pessoas que não admitem críticas. Julgar é imputar culpa ou inocência, definir quem será condenado ou absolvido, quem julga é o juiz. Eu não disse se fulano ou sicrano vai para o céu ou inferno, apenas critiquei aquilo que acho errado. Quando Paulo escrevia as cartas para as igrejas ele estava julgando ou estava admoestando, exortando, criticando? Dentro dessa sua ideia você também teria me julgado. Eu não acho que estou sendo julgado por ninguém aqui. Critiquei algo que achei errado e outras pessoas estão me criticando. Leio tudo e respondo de acordo com o que acredito. Posso estar errado em muitas coisas, tenho certeza que erro mas estaria ainda mais errado em ficar calado. Apesar de errar, e todos erramos, também acerto algumas vezes. Só vou saber onde erro quando alguém me apontar o erro e não chamo isso de julgamento.

Eu não acredito que uma programação de igreja faça alguém se converter. Estão havendo inversóes de valores colocando a programação das igrejas como algo mais importante que a Palavra de Deus e da atuação do Espírito Santo. Se sua irmã estiver fazendo algo que, aos seus olhos, contraria a Palavra de Deus você vai alertá-la ou vai deixar ela fazer aquilo? Não podemos julgar, mas a Bíblia diz que devemos admoestar.

"Ide e pregai" ou "traga as pessoas prá igreja pro pastror pregar". Ou "façam coisas nas igrejas para atraí-las e pregai"? É prá você ir e pregar. Levar a pessoa prá igreja e deixar outros pregarem é mais cômodo. Com certeza pessoas são salvas, nunca disse que ninguém é salvo, mas quando Jesus deixa de ser protagonista prá virar figurante então fico preocupado. Você prega aos seus amigos? Ou fica com medo de falar alguma coisa e eles digam pra você: não julgueis...?

Viviane. O que eu tenho feito prá obra? Acho que muito pois vocês sempre dizem que devo calar a boca e orar. Oro bastante mas se eu me calar não poderei falar do evangelho pros outros. O que você faz se alguém está tendo uma vida errada? Só ora? Fica calada? Então não prega.

Obrigado por orar por mim. Preciso muito de suas orações, peça a Deus que me dê o correto entendimento da Palavra de Deus e que eu não seja influenciado por vãs filosofias e preceitos humanos. Estarei orando por você também.

Obs.: também reflita sobre os textos que enviou, pode aprender muito com eles se ler com fé, pedindo entendimento e sabedoria a Deus. Ignore as filosofias que estão em moda por aí.

Que Deus também te abençoe.

Postar um comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.

Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. O comentário somente entrará no ar após análise do editor.